Vila da Chapada (perto de Lavras Novas)
19/5, domingo, a partir das 9h
Gratuito
Classificação livre
Bruno Messias, Bloco Saúde e Bloco Tambor Mineiro (Belo Horizonte-MG)
BRUNO MESSIAS é educador musical, percussionista e cantor reconhecido internacionalmente. É o maestro e essência musical do BLOCO SAÚDE. Desde 2008, ele se dedica à promoção da cultura negra no Brasil e no exterior, com passagens por Portugal, Espanha, Alemanha, EUA e Bangladesh. Sua participação em eventos como o 49º Festival Villa Lobos e o 27º Prêmio da Música Brasileira ressaltam seu talento e versatilidade. Atualmente, Bruno é diretor musical do projeto Meninos de Minas em Belo Horizonte, além de reger os blocos Tereza Beleza e Tambor Mineiro, levando uma festa contagiante às ruas.
Grupo Ingoma (Juiz de Fora-MG)
INGOMA é um grupo artístico e de pesquisa sobre manifestações populares tradicionais brasileiras, especialmente em Minas Gerais. Fundado em 2008 por Lucas Soares, o grupo valoriza o congado mineiro e outros elementos culturais através de composições autorais e toadas tradicionais. Referência na Zona da Mata Mineira, o grupo já se apresentou em festivais e ao lado de grandes nomes da música brasileira. O grupo e seus alunos de oficinas de tambor formam um bloco que desfila no carnaval de Juiz de Fora. Com respeito aos congadeiros, o Ingoma participa de festas tradicionais em Minas, honrando os mestres e a cultura popular.
RADIANT JAZZ BAND é uma banda de jazz com influências do Dixieland, formada por amigos em 2023. Ativa em diversos cenários, como CorteJazz de festivais, casamentos e eventos corporativos, com muita energia e alegria, movimentando o público. Com instrumentos como trompete, clarinete e saxofone, a banda tem se destacado em eventos como o Festival “Os Sons do Brasil” e apresentações no Museu Boulieu em Ouro Preto. Também contribuiu musicalmente para eventos corporativos e iniciativas inovadoras, como “Música na Janela da Casa de Gonzaga” e cortejos natalinos promovidos pela Prefeitura de Ouro Preto.
ANABELLA PORTA E IGNACIO BENITEZ são músicos argentinos que exploram a tradição popular de voz e violão portenhos. Com repertório que inclui chacarera, zamba, huayno e mais, o duo apresenta composições próprias e canções de compositores populares. Ignacio Benitez, violonista e compositor, possui experiência como docente e coordenador em projetos de música. Anabella Porta, percussionista e cantora autodidata, enriqueceu sua formação na pesquisa das tradições argentinas e brasileiras. Ministra oficinas de percussão e coordena atividades de mediação para crianças e adolescentes, promovendo a música e a cultura de forma acessível.
Roseane Corrêa (Belo Horizonte-MG)
ROSEANE CORRÊA é referência na arte circense de Belo Horizonte. Ela apresenta ao público uma performance que combina habilidades de acrobacias, lira, magia e a adrenalina do circo.
Cici Floresta e Bloco Encantado (Belo Horizonte-MG)
CICI FLORESTA é uma mestra de capoeira e pesquisadora dedicada à cultura popular afro-brasileira. Seu projeto musical, o BLOCO ENCANTADO, une ritmos como maracatu de baque virado, Bumba Meu Boi do Maranhão e ciranda. Com influências diretas do Maracatu, o grupo honra tradições como a Nação Estrela Brilhante de Recife. Sob a liderança da Cici Floresta (Alcione Oliveira), o coletivo promove ocupações alegres e vivas em espaços públicos de Belo Horizonte, enaltecendo a cultura oral e os mestres populares. Com cinco anos de atuação, o grupo já se apresentou em diversos eventos, levando sua energia contagiante e suas composições autorais para as ruas da cidade.
Pereira da Viola (Comunidade São Julião-MG)
PEREIRA DA VIOLA é cantor, compositor e violeiro nascido na comunidade quilombola de São Julião, Minas Gerais. Com influências afro-indígenas, sua música reflete suas origens e aprendizados musicais desde a infância. Reconhecido nacionalmente, lançou sete álbuns autorais e participou de projetos coletivos aclamados. Sua carreira internacional inclui apresentações na Venezuela, Espanha, Portugal, Alemanha e Inglaterra. Pereira destaca-se por sua habilidade na viola, trazendo uma interpretação única que transcende fronteiras culturais. Seu trabalho enriquece e divulga as artes e tradições de Minas Gerais e do Brasil, contribuindo para uma visão contemporânea da música de raiz.
SÉRGIO PERERÊ é cantor, compositor, multi-instrumentista, ator e diretor musical. Seu trabalho é reconhecido pelo diálogo que estabelece entre a tradição e a experimentação, pela profusão de sonoridades – com destaque para as referências afro-latinas –, e pelo timbre peculiar de sua voz. Sua poesia entrelaça temas cotidianos a enunciados metafísicos e elementos do sagrado de matriz africana, como o culto à ancestralidade e aos orixás. Já se apresentou em várias regiões do Brasil e em países como Canadá, Áustria, Espanha, Moçambique, China e Argentina.
BLOCO OFICINA TAMBOLELÊ é um grupo musical criado em 1999 pelos integrantes do Grupo Tambolelê, no bairro Novo Glória, na periferia de Belo Horizonte. Surgiu com o objetivo de preparar a participação no carnaval de 2000 da cidade, após anos sem festa. Com influência dos ritmos afro-mineiros e do Reinado, o grupo faz releituras utilizando instrumentos de percussão convencionais e específicos das guardas tradicionais. Com sua musicalidade única, o Bloco Oficina Tambolelê valoriza a cultura do Reinado de Minas Gerais, resistindo e contribuindo para a realização de novos carnavais.
SILVIA GOMES é uma cantora que apresenta uma fusão única de sonoridades e cujo canto ecoa elementos da cultura Afro. Com três álbuns lançados, incluindo o mais recente “Canto pra Recomeçar” (2023), sua jornada artística é um reflexo vibrante deste legado musical. Reconhecida como principal intérprete da obra do compositor Mestre Jonas, mantém viva sua música através do show “Santo Forte: Silvia canta Jonas”. Seu trabalho mais recente, “Senhora Negra Aparecida”, estreou na semana do Reinado de Ouro Preto em 2024, honrando o sagrado feminino. Com profundo respeito pela herança musical, Silvia Gomes busca a comunhão através do samba, refletindo uma jornada de lutas e resistência em prol de um mundo melhor.
MAURICIO TIZUMBA é ator, compositor, cantor, multiinstrumentista, diretor musical e capitão de congado. Estabelece em sua trajetória artística o diálogo entre diversas linguagens e entre a arte e as manifestações populares tradicionais da cultura afro-brasileira e afro-mineira. Excursionou por EUA, Canadá e Europa, representando Minas Gerais no “Ano do Brasil na França” e no Landesmusikakademie Berlim. Formado pelo Teatro Universitário da UFMG, atuou em vários espetáculos, incluindo “Bituca” e “Galanga Chico Rei”. Fundou a Cia. Burlantins e o Espaço Cultural Tambor Mineiro, e idealizou a Mostra Benjamin de Oliveira. Recebeu o Prêmio Shell de Teatro (2024) por sua atuação em “Viva o Povo Brasileiro (De Naê a Dafé)”.
BLOCO TAMBOR MINEIRO, criado a partir das oficinas de Maurício Tizumba, apresenta repertório influenciado pelo Congado de Minas, com caixas de congado, patangomes e gungas. As vozes femininas e masculinas se unem ao batuque congadeiro, com alegria e sensibilidade.
FABIANA COZZA é cantora, jornalista e mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP. Deixou o jornalismo para seguir sua carreira artística como intérprete, atuando também no teatro e na dança. Estudou danças brasileiras e canto popular, destacando-se como uma das principais vozes da música brasileira contemporânea. Com sete álbuns lançados e colaborações internacionais, recebeu dois Prêmios da Música Brasileira. Sua música, destacada por sua interpretação e profundidade, já percorreu festivais ao redor do mundo. Como curadora artística, contribui para projetos culturais, e ministra oficinas e workshops sobre voz e interpretação, cultura afro-brasileira, empreendedorismo negro.